Principais informações:
O Shar Pei é um cão leal e muito protetor. De origem chinesa, pertence à família cão de gado, cão da montanha e Norte (companhia). Dono de dobrinhas encantadoras, pode chegar a medir 50cm e pesar 28kg.
Origem:
É provável que o Shar Pei tenha vivido nas províncias da China desde 200 a.C. Alguns documentos do século 13, que descrevem um cão enrugado, provam a existência da raça, apesar de muitos registros terem se perdido. Apesar de sua origem não ser muito exata, sabe-se que os Shar Pei trabalhavam com os camponeses, como cães de guarda, caçadores e cão de briga.
Por volta de 1968 a raça chegou à América, mas esteve à beira da extinção. Após alguns alertas, o Shar Pei tornou-se uma das raças mais populares, conhecida por suas rugas adoráveis.
Comportamento:
Sério e independente, o Shar Pei é um cão muito seguro de si e pode ser um tanto teimoso. É extremamente protetor com sua família e desconfiado com estranhos. Seus instintos caçadores continuam presente, por isso, precisa de estímulos físicos e mentais todos os dias, como brincadeiras e caminhadas. O Shar Pei divide bem seu tempo ao ar livre e em lugares fechados, conforme seu humor.
Cuidados:
Por ter a pele muito sensível e apresentar muitas “dobras”, o pelo do Shar Pei não deve ser tosado, pois isso pode machucá-lo. O ideal é escovar os pelos uma vez por semana.
Os olhos demandam um cuidado especial: devem ser lavados a cada manhã com soro fisiológico ou água de camomila. As orelhas também são delicadas e devem ser observadas e limpas com frequência (remova cuidadosamente a cera acumulada).
Curiosidades:
São cães muito sensíveis ao calor.
Quando sentem dor, costumam babar.
O Shar Pei precisa de proprietários firmes, decididos e carinhosos, pois podem ser muito teimosos.