Sabemos que a castração traz inúmeros benefícios para os animais de estimação, mas, antes de tomar essa decisão, muitos donos desejam que seus pets cruzem e procriem. Afinal, ter um filhotinho do seu mascote em casa é como reviver os tempos de infância dele. E quem não sente saudade dessa época? Existem algumas dicas que são imprescindíveis para quem está procurando um par. Que tal ficar por dentro do assunto e saber como escolher o companheiro ideal para o seu cachorro?
- Antes de deixar o seu melhor amigo cruzar, lembre-se de que você é responsável pelos cuidados e saúde dos filhotes. Reflita se você tem condições de cria-los e cuidar deles com todo amor e carinho.
- Idade: as cadelas estão liberadas para o acasalamento a partir do terceiro cio, quando atingem a fase adulta. O cio canino dura em média 15 dias; sendo assim, o período fértil fica entre o 9º e 14º dia. Já os machos devem cruzar até os setes anos. Depois dessa época, eles possuem uma fertilidade menor e nas fêmeas a gestação é considerada um fator de risco
- Tamanho: o porte do cão deve ser levado em conta na hora de escolher o novo companheiro para o seu amigo. O recomendado é que o macho seja do mesmo tamanho, ou apenas um pouco menor que a fêmea. Todavia, em algumas raças é comum que o tamanho seja diferente. Mas, por exemplo, um cão que tenha porte grande e cruze com uma cachorrinha muito pequena pode gerar filhotes maiores, precisando fazer uma cesariana no momento do parto. Além disso, o cruzamento entre um cachorro que tenha um porte menor, com uma fêmea grande, pode ocasionar um número maior de nascimento de filhotes, o que estimula um parto antecipado e algumas vezes até mesmo um aborto. Porém, durante o cio as cachorrinhas podem abaixar o quadril e aceitar cães menores, o que facilita o processo, sendo também uma situação mais comum.
- Peso: os cães devem estar em forma para acasalar, porque cachorrinhas obesas podem ter grandes problemas durante o parto. Além disso, cães muito magro podem não ter energia o suficiente para acasalar e ter complicações durante a gestação.
- Veterinário: antes de encontrar um namorado, é essencial fazer um checkup, para verificar a saúde e saber se os dois peludos possuem condições adequadas para a reprodução. Além disso, a vacinação de ambos devem estar atualizadas.