Whatsapp

Serviços

Devo castrar meu cachorro?

Castrar ou não os animais de estimação é uma dúvida que sempre acompanha os tutores de pet, porém atualmente é muito recomendado pelos médicos veterinários por trazer benefícios e qualidade de vida para o bichinho.

Castrar é uma alternativa de prevenção a vários transtornos no sistema imunológico do animal, porém ainda existem muitos mitos sobre esse procedimento. Quais são os benefícios da castração?

A castração é recomendada mundialmente, altamente segura e eficaz no controle populacional de cães e gatos urbanos, além de prevenir e reduzir diversas doenças, assim colaborando com a longevidade e qualidade de vida dos pets. Os benefícios da castração para a saúde do seu bichinho são inúmeros. Confira alguns deles:

- Ficam menos agressivos, principalmente relacionado a brigas com outros animais;

- Diminui o risco de fugas, reduzindo o risco de acidentes como atropelamentos;

- Aumenta a expectativa de vida;

- Evita transmissão de doenças pelo acasalamento;

- Reduz de forma considerável o risco de câncer de mama para as fêmeas e próstata e testículos para os cães machos;

- Diminuem os latidos e uivos que acontecem de forma mais intensa em períodos de cio.

-Diminuição do Hábito de marcar território.

-Evita agressividade por excitação sexual constante

Leia também: http://www.petspotrs.com.br/noticias/100/6-erros-que-os-donos-de-caes-devem-evitar

Mas quando castrar o meu cachorro?

A castração em cães machos pode ser feita durante toda a vida do animal, mas a recomendação dos veterinários é que seja feita antes de completar um ano de vida. Isso porquê quanto mais velho o bichinho for, mais complicado se torna o procedimento e a recuperação. E como a intenção da castração é diminuir o desenvolvimento de doenças, quanto mais cedo o procedimento for feito, melhor. Já em fêmeas o momento indicado para castrar é antes do primeiro cio, que normalmente acontece entre os cinco e seis meses de idade.

E a recuperação? O pós-operatório é uma preocupação entre os tutores, e claro é um dos momentos mais delicados da cirurgia de castração, seja ele macho ou fêmea. Neste período, que dura até duas semanas, o ideal é que o pet esteja na companhia de um humano na maior parte do tempo, já que, ele não pode fazer movimentos bruscos ou qualquer atividade que possa romper os pontos. A região que foi cortada precisar ser higienizada pelo menos uma vez ao dia, até o dia da retirada dos pontos com o veterinário. Para evitar que o cão fique lambendo o local da cirurgia é preciso que ele use uma roupa cirúrgica especial para a castração.

Leia também: http://www.petspotrs.com.br/noticias/91/como-dar-remedio-em-comprimidos-para-caes

A castração é um procedimento cirúrgico altamente recomendando e essencial para a saúde do seu cão. Converse com o veterinário do seu pet para saber mais sobre o assunto e se informar sobre o procedimento. Assim, você vai ficar ainda mais seguro de que castrar é a melhor e mais segura escolha para a vida do seu amigo de quatro patas. Aqui na Pet Spot RS, contamos com médicos veterinários que podem esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto. Agende uma consulta.

Contato

VISUALIZAR MAPA